Páginas

Bio

Aos 09 anos de idade Ellen foi iniciada formalmente nos estudos em música através de aulas de piano, em Salvador. Aos 15, ingressou no Conservatório Estadual Cora Pavan Capparelli, em Uberlândia, Minas Gerais, cidade em que passou a adolescência. Lá estudou Canto Coral, Piano e Teoria Musical.

Participou de diversos corais e grupos vocais, em Minas e na Bahia. Retornando a Salvador, estudou na extensão Escola de Música da UFBA, tendo aulas de Canto, Violão, Teoria e Regência. Montou bandas de diversos estilos musicais, como a banda de pop rock Entre Aspas, em 1999-2000; nos mesmos anos, a primeira banda de mulheres do hip hop nordestino, O Grito, participando ativamente do movimento; em 2002, a banda experimental Sáfaros; de 2004 a 2006, a banda de blues A Dama e os Viralatas.

Tendo aulas particulares de canto com a professora Ana Paula Albuquerque e de piano com a professora Julia Akatsu, em 2007, ingressou no curso de Licenciatura em Música, também na Escola de Música da Ufba.

Lecionou Canto Popular, nas mesmas oficinas em que teve aulas, de 2007 a 2009. Em 2008 fez shows de voz e violão com o músico Fábio Sacramento. Em 2009 gravou seu primeiro cd demo, com quatro músicas autorais. De 2010 a 2012, tocou com o grupo acústico Lex. Com a abertura do bacharelado em Música Popular na própria faculdade, Ellen transferiu-se em 2011, graduando-se em 2016 na habilitação em Execução, instrumento: Canto.

Em 2012, tocou com a banda de rock Quanta; de 2015 a 2016, foi vocalista e arranjadora da banda de blues Chat Noir.

Em 2013 dá início aos seus estudos de harpa com a professora Mariana Tudor. Também neste ano lança seu primeiro show autoral, Quando eu Canto, com o qual faz temporadas em bares e teatros da cidade, além de abrir a Escola Solamus, que funcionou por dois anos. Entrou também para o grupo de pesquisa Feminaria Musical - Experimentos Sonoros, com o qual fez uma série de debates, estudos e performances de cunho feminista, de 2013 a 2016, culminando no recital Aioká, naturalmente de cunho feministra, com composições próprias e de outras compositoras baianas. Pós gradua-se em Musicoterapia pela Faculdade Hélio Rocha.

De 2013 a 2016 atuou como musicoterapeuta das Obras Sociais Irmã Dulce.

Hoje Ellen atua como cantora, compositora, harpista, professora, arranjadora, preparadora vocal, musicoterapeuta e produtora musical.